Hey amores!

Hoje é quinta-feira, e é dia de Sessão Saúde aqui no blog, então vamos conferir o que a Má preparou essa semana:

O que escolher em restaurantes self service 

A maioria das pessoas, hoje em dia, não consegue mais realizar as refeições em família, em suas casas, e a opção para quem trabalha fora de casa é se alimentar em restaurantes.

E aí surgem dois problemas. O primeiro foge do nosso controle, pois é o modo de preparo dessas refeições, a quantidade e o tipo de gordura utilizada, e as condições higiênico-sanitárias, para isso a dica é entrar na cozinha, verificar se o local conta com a supervisão de uma nutricionista ou quem é o responsável. O segundo é o que nós escolhemos colocar no prato, normalmente tem várias opções de salgadinhos fritos, carnes empanadas, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Dicas:

  1. Comece sempre pela salada crua, essa você poderá consumir a vontade, portanto faça um bom prato com folhas cruas, tomate, entre outros.
  2. Prefira os molhos a base de iogurte (mas não industrializados), limão, vinagre e/ou aceto balsâmico.
  3. Escolha somente um tipo de prato principal, se for peixe, pegue só o peixe, ou alguma outra preparação de carne vermelha, frango ou ovo.
  4.  Cozidos, grelhados ou assados.
  5. Evite carnes com gordura aparente ou peles.
  6. Evite carnes que tenham sido preparadas em churrasqueiras.
  7. Evite as frituras: batata, bolinhos, pastel, croquetes, etc.
  8. Componha seu prato quente de acordo com o exemplo a seguir: ARROZ+ FEIJÃO + CARNE +LEGUMES COZIDOS. Tenha sempre um carboidrato (ex. arroz), uma proteína (ex. carne), uma leguminosa (ex. feijão), combinados com legumes cozidos.
  9. Para sobremesa, prefira as frutas, uma boa opção é a salada de frutas.

Marcella Ammirabile – Nutricionista

bjinho