Você já mobiliou toda sua casa, comprou cortinas, tapetes, almofadas e até porta-retratos, mas mesmo assim está com a sensação de que falta alguma coisa?! As vezes falta mesmo! Já tentou olhar para as paredes?! O tema de hoje é pensado nelas, ou melhor, em como decorá-las com quadros e adesivos de modo que fiquem mais completas e atrativas. Pode não parecer, mas esses tipos de ornamentos fazem toda a diferença no décor. É a cereja do bolo! Darei dicas de como escolher o quadro certo para cada tipo de espaço; como compor diversos quadros juntos (super em alta!) e também onde aplicar adesivos decorativos (tendência voltando com tudo), tudo para que seu lar doce lar fique lindo e com muita personalidade!
 
Se tem algo que é atemporal e que revela – e muito – a personalidade dos moradores, são os quadros. Porém, a escolha nem sempre é fácil. Primeiramente, atente-se de que cada cômodo requer um cuidado especial. Exemplo: em corredores, utilize quadros menores, pois eles serão vistos de muito perto; no Hall: abuse de quadros grandes. Em escadas, devem acompanhar o alinhamento dos degraus. No living, a temática utilizada nos quadros deve acompanhar o restante do décor. Estilo contemporâneo e linhas retas casam melhor com imagens abstratas. No quarto do casal, o ideal é que o(s) quadro(s) acompanhe o comprimento da cabeceira, isso aumenta a sensação linear de amplitude do ambiente.
 
A regra geral é de que a altura certa para pregá-los nas paredes seria 1,60m do chão, aproximadamente. A distância do quadro em relação aos móveis que estiverem abaixo dele, como um sofá, aparador, por exemplo, deverá ser de pelo menos 25 cm.
 
O que está super em alta é compor diversos quadros diferentes e em diversos tamanhos como se eles estivessem dentro de uma moldura. Você pode mesclar peças com ar retrô, pequenos espelhos, imagens que aprecie ou só as molduras mesmo. Nessa composição, se preferir uma forma assimétrica, não tem problema, apenas tome cuidado para não ficar desproporcional em relação ao espaço que pretende inserir. A assimetria também gera irreverência e descontração. Para ter uma ideia de como seu mix ficará na parede, faça um ‘’rascunho’’ dos quadros os colocando sobre a mesa ou chão, assim visualizará melhor o efeito final.
 
Quadros encostados/apoiados em móveis ou nichos continuam super na moda. Bombou na Casa Cor esse ano. Em homes ou até suítes, suas disposições ficam modernas e descontraídas. Vale a tentativa e ousadia!
 
Outro modo de preencher sua parede de uma forma bem charmosa é utilizando adesivos. Há todos os tipos de propostas possíveis e imagináveis no mercado atualmente; figuras, gravuras, frases, letra de músicas, etc. Para não comprometer o décor, eu prefiro colocá-los em ambientes como home offices, quartos de crianças e adolescentes, saletas. Como é algo bem subjetivo, nada impede que você coloque onde melhor lhe convier. Busque sempre a ajuda de um profissional, o qual irá avaliar juntamente com você o melhor local e sugerir a harmonização. A composição, assim, ficará bem bacana! Sobre todos os tópicos acima mencionados, selecionei imagens bem inspiradoras! Enjoy!
Quadros
Post Quadros
Adesivos
Post Adesivos
Studio PRS Interiores – prsinteriores@gmail.com