Olá eu sou Márcia Rodrigues Vitorino,Executiva em Gastronomia, formada pela Universidade Anhembi Morumbi e Sommelière Internacional,  formada pela Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho – Sbav e Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristorati – FISAR ,  curiosa e apaixonada pelo mundo dos vinhos, resolvi usar esse espaço a convite de Maria Helena Gregorin que também é apaixonada por vinhos, e Fernanda Gregorin,  para compartilhar um pouco do meu conhecimento, relatar experiências e viagens a regiões vinícolas, publicar novidades do meio, avaliações, harmonizações, dicas e eventos de vinhos para proporcionar ao leitor uma experiência inesquecível.

Como consultora de vinhos, ofereço também:

** Cursos, confrarias e degustações customizadas;

** Serviço de Personnal Sommelière (seleção e compra de vinhos de acordo com a necessidade e gosto do cliente)

** Jantares personalizados e temáticos, com harmonizações.

 A harmonização do vinho se torna inusitada quando você conhece os alimentos e os temperos que estão sendo usados para a preparação dos pratos. Com a experiência gastronômica a harmonização se torna diferenciada surpreendendo os mais requintados paladares.

**Curiosidade: O Sommelier é responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e pela prova do vinho antes que seja servido ao cliente.**(Recentemente a profissão foi regulamentada no Brasil, através da Lei 12.467 de 26.08.2011, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas. )

A palavra sommelier é de origem francesa e está no masculino.( Sommelier – fala-se sommeliê para o masculino /Sommelière – fala-se sommelièr para o feminino )

Vinho:

O vinho é uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.

Hoje foi apenas  um geral sobre o assunto, até semana que vem!

………………………..

Meninas, a Má vai ter uma coluna semanal aqui no blog com várias dicas incríveis sobre vinhos … não deixem de acompanhar, tenho certeza que vocês vão amar!

E para finalizar o post de boas-vindas, uma fotinho minha com a Má e a Fê (filha dela) , duas queridas que eu adoro!

fotofeguahy

bjinhos e boa noite! 😉